Dia Nacional do Combate ao Colesterol
Conta pra gente: já fez seu exame para medir os níveis de LDL e HDL esse ano?
O acompanhamento frequente dos índices de gordura no organismo são fundamentais para cuidar do bem-estar como um todo. Isso porque a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) tornou ainda mais rígidos os parâmetros considerados como “saudáveis”.
Na prática isso significa que os percentuais de colesterol são avaliados individualmente, levando em consideração outras doenças pré-existentes e o risco que cada paciente possui em desenvolver infartos ou AVC.
Dessa forma, pessoas com diabetes, hipertensão e demais comorbidades têm probabilidade muito superior de serem acometidas com doenças cardiológicas e, por isso, devem alcançar níveis ainda mais baixos do colesterol no organismo.
E quando eu devo fazer o primeiro exame? Tudo depende do seu quadro clínico. Geralmente pessoas jovens só realizam essa análise quando possuem outras doenças, como a obesidade, por exemplo.
Com os demais públicos, o exame do colesterol inicia anualmente por volta dos 30 anos, mas a frequência poderá mudar de acordo com as orientações do seu médico.