Estamos em constante processo de melhorias seja no atendimento ao cliente ou na realização dos exames clínicos visando a precisão e exatidão dos resultados.
Setor que diagnostica doenças congênitas ou infecciosas no período neonatal a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, assim, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação de sequelas.
Saiba MaisSetor que avalia e monitora a interação dos agentes químicos com o organismo.
Saiba MaisSetor que estuda os organismos do ponto de vista molecular e se utiliza RNA, DNA e cromossomos para entender os fenômenos biológicos e como eles se relacionam com o material genético dos seres vivos e suas doenças.
Saiba MaisSetor no qual se pesquisa a presença de vermes e protozoários nas fezes.
Saiba MaisO setor de microbiologia realiza exame que norteiam o diagnóstico de doenças infecciosas que dizem respeito, por exemplo, à atividade bacteriana nociva no organismo. Bactérias clinicamente importantes são isoladas e identificadas neste setor.
Saiba MaisSetor do laboratório no qual é feito uma análise de todos os componentes presentes na urina para detectar distúrbios metabólicos, renais e infecções urinárias.
Saiba MaisNesse setor, também conhecido como endocrinologia é o setor responsável pelos testes hormonais, que são produzidos por glândulas que exercem efeitos sobre uma ou mais partes do corpo.
Saiba MaisRealiza exames para identificar doenças relacionadas a alterações na capacidade de defesa do organismo (imunidade) e sua resposta contra infecções.
Saiba MaisInvestiga condições relacionadas ao sangue e suas frações. Compreende também exames de coagulação.
Saiba MaisExames que dizem respeito a investigação do funcionamento dos processos metabólicos do organismo.
Saiba MaisO ideal é que se faça com sintomas, porém se estou na dúvida, pois tive contato com pessoas que positivaram e também existem pessoas que são assintomáticas, posso fazer após o terceiro dia de contato.
Sorologia IgG para Covid.
Teste antígeno, ele pode ser liberado em até meia hora através de uma metodologia automatizada e confiável.
Teste de Antígeno ou PCR.
Teste PCR, Teste Antígeno e Sorológico igG e IgM.
Pode realizar o exame apenas se estiver acompanhado do responsável.
Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Detalhe: para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.
Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar. Dará o volume ideal para uma boa coleta. O ideal é que seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Nem todos. Desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum, alguns podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas.
Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.
De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Nesses casos, não fume no dia do exame.
Para a maioria dos exames e das crianças não. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum. Para os exames de Ferro Sérico e Triglicérides, deve-se colher em jejum de pelo menos 2 horas, e pela manhã. Para testes que tem ingestão de açúcares, como Glicose, Lactose, Sacarose ou Xilose, há necessidade de jejum de pelo menos 6 horas.
Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso, guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tiróide.
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem como objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. A coleta deverá ser feita entre o 3º e 30º dia de vida, e de preferência na primeira semana de vida. Quanto mais cedo for realizada a coleta, mais precocemente será iniciado o tratamento dos casos afetados.
Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico assistente e seu uso deve ser mantido conforme orientação do mesmo. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar o efeito do uso do medicamento. Para drogas de monitorização terapêutica, cuja coleta de sangue é sugerida imediatamente antes da próxima dose, é conveniente o paciente trazer consigo o medicamento em uso, para evitar ultrapassar o horário programado para a medicação.
Sim, especialmente o de triglicérides. A bebida alcoólica altera triglicérides e algumas provas hepáticas (fígado), falseando os resultados (faz elevar seus níveis). O ideal é que suspenda a bebida alcoólica por 24 a 72 horas antes da realização dos exames.
Depende do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório. Já a urina tipo I, que é mais comum, pode ser colhida em casa.
Não, pois os mesmos contém açúcares que podem interferir em certos exames laboratoriais, como glicose.
Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.
Não. Mas convém tomá-la com moderação.